Perguntas Frequentes
O Authora Digital pode realizar 2 tipos de Registros de Provas: as Provas de anterioridade – uma maneira fácil, segura e econômica de proteger contra plágio, criando provas de autenticidade de Direito Autoral para diversos tipos de arquivos digitais, como músicas, e-books e livros, games, código fonte, fotografia e ilustrações, projetos de marcas e patentes em construção e segredos comerciais; as provas de anterioridade também possuem aplicabilidade para Autenticação de Documentos Digitais, como contratos, certidões, entre outros. A Autenticação pode prevenir fraudes, provar a existência daquele determinado documento, atestando a data e hora da criação do registro.
O outro registro é de criação de Provas Digitais, ou seja, coleta de evidências. Uma forma simples e rápida de capturar provas consistentes de fatos que ocorram em ambientes digitais, como redes sociais, whatsapp, webmails, lojas virtuais, entre outros. Os documentos coletados evidenciam fatos e podem ser usados em processos judiciais, denúncias, acordos e afins, com alta validade jurídica.
Ambas as soluções realizam o registro diretamente na rede Blockchain, garantindo segurança e imutabilidade para as transações efetuadas na plataforma.
Blockchain é uma tecnologia de base de dados distribuída e descentralizada, onde as informações são replicadas nos milhares de nós da rede e não podem ser alteradas.
Nesta tecnologia, a integridade se dá usando uma técnica de encadeamento de bloco de dados, ligando o bloco anterior ao próximo bloco, e usando uma assinatura hash do bloco anterior como um dado do próximo bloco.
Hash é o resultado de uma função criptográfica, um algoritmo matemático que mapeia um arquivo gerando uma “assinatura” que identifica este arquivo.
Qualquer alteração no arquivo implica em alterar o seu hash. Esta é uma função de mão única, ou seja, uma função para a qual não se pode inverter ou reverter o cálculo.
O processamento das informações é realizado de forma automatizada e imparcial pela plataforma do Authora. Para o cumprimento de registro de Provas Digitais, é preciso seguir algumas etapas para a coleta e preservação de seus dados, e assim, ficar em conformidade com os conceitos de normas internacionais (ISO 27037) e garantir a segurança jurídica de sua prova coletada.
Etapa 1: Para que a prova não sofra violações ou contaminações durante a coleta, a navegação nos sites e coleta das provas ocorrem dentro de servidor seguro, independente e auditado, impedindo a interceptação dos dados.
Etapa 2: Acontece uma perícia técnica automática e detalhada sobre o fato digital captado. O Authora realiza esta etapa através do registro de telas, imagens, áudios, vídeos e arquivos, gerando informações detalhadas dos arquivos virtuais, como endereços navegados, certificados, códigos fontes, entre diversos outros. É o que se chama de metadados.
Etapa 3: A preservação da informação coletada é feita nesta última etapa em que se identifica o emissor e garante que de modo confiável, o arquivo não seja modificado posteriormente. Em poucos minutos o resultado é gerado, com sua “identidade” (HASH) gravada diretamente na Rede Blockchain, preservando estas informações de forma inviolável e segura.
O cumprimento destas 3 etapas garante que o seu registro seja de fato inalterável e verídico, com o registro de todas as informações necessárias para a validação da cadeia de custódia.
A nossa coleta é baseada em normas forenses (aderentes à ISO 27037:2013) e seguimos os princípios de coleta e preservação de evidências previstos na Cadeia de Custódia (Lei 13.964/2019). Entregamos alta confiança técnica e jurídica de modo que o registro correspondente seja de fato original e aceito nos tribunais.
Em nenhuma das funcionalidades guardamos o seu arquivo original. Por isso, é condição básica que você mantenha seus arquivos seguros e inalterados.
No caso da prova de anterioridade, para sua segurança, não realizamos upload de seus arquivos preservando o sigilo das informações. Assim, mantemos a confidencialidade dos conteúdos gravados.
Aconselhamos mudar a propriedade do arquivo para “somente leitura” ou “pdf” pois caso o arquivo original seja apagado ou alterado, não haverá como provar sua anterioridade e o registro será invalidado em caso de contraprova.
No caso das provas digitais geradas durante uma sessão de captura, guardamos e disponibilizamos para download por até 30 dias. Após este período, não é possível mais acessar os prints e vídeos gerados no Authora.